Apresentação


Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Instituto de Artes da Unicamp, da Casa de Cultura Fazenda Roseira e da Casa de Cultura Tainã, o projeto Itinerários do Saber Musical propõe uma via de mão dupla de troca de saberes entre músicos inseridos no espaço acadêmico e músicos de grupos de cultura popular. 

Os primeiros dominam a linguagem escrita dentre outras habilidades que os legitimam enquanto “músicos”. Já os últimos experimentam formas diversificadas de saber musical, perpetuáveis no tempo e transmitidas por gerações por meios educativos não convencionais de um ponto de vista estritamente escolástico. 

Atualmente, um educador musical tem ministrado aulas semanais de musicalização nas Casas de Cultura Tainã e Roseira, não com o intuito de ensinar música, visto que os alunos já são músicos, mas de compatilhar uma linguagem que muitas vezes simboliza um diferencial de status e poder social. 

Ao mesmo tempo, os músicos destas e de outras comunidades populares  têm oferecido oficinas no Instituto de Artes mensalmente, explorando sensações, emoções e relações entre música e corpo.

Ambos os lados têm ensinado um ao outro, explorando um caminho em busca da troca de saberes e da valorização da diversidade cultural. 

Favorecendo este projeto vemos numa ponta o desejo explícito dos músicos de grupos populares em aprender uma linguagem que lhes é praticamente inacessível e na outra, um panorama acadêmico cada vez mais aberto a novas formas de conhecimento.